Empresa construiu uma rodovia de 32 km para seus caminhões

 

Foto: OAzipper

Aqui no Brasil estamos acostumados a ver rodotrens pelas estradas, as composições de cavalo mecânico com dois semirreboques interligados por um dolly podem chegar a 74 toneladas. Porém esse tipo de combinação não é muito comum em outros lugares do mundo. Recentemente a Suécia liberou o tráfego de caminhões com 34 metros, e a Dinamarca inicia testes para uma futura liberação. Finlândia e Espanha já permitem há um tempo, isso sem falar nos gigantes “road trains” australianos. Mas esse artigo trata de um caminhão japonês e o Japão é um país que não permite conjuntos mais de um semirreboque, é totalmente ilegal.
Foto: Takk D. Martin
Mas uma empresa bastante conhecida no Japão, a UBE Corporation, opera caminhões com até 35 metros e peso total de 120 toneladas. Esses longos veículos operam em um trajeto pequeno, apenas 32 km. Como isso é possível, se o Japão não permite essas composições? Simplesmente porque a estrada em que eles operam é particular, foi construída pela própria UBE a fim de melhorar seu processo logístico. Trata-se de uma estrada de faixa dupla na maioria do percurso, que passar por um túnel e uma porte de um quilômetro de extensão. A construção da estrada se deu entre 1967 e 1982, custando 200 bilhões de ienes, equivalente hoje a mais de 6,5 bilhões de reais.
Foto: Takk D. Martin
Sendo uma rodovia privada, a UBE teve liberdade de colocar suas próprias regras de trânsito, apesar de seguir a legislação básica. A velocidade na via é limitada a 70 km/h e para dirigir nela é necessária uma carteira de habilitação própria, emitida pela empresa após o motorista passar por um treinamento e exames. Outra característica única é que os caminhões que trafegam por ela não são registrados no Japão, portanto eles não precisam seguir a legislação do país, nem placas eles possuem. Isso faz com que a frota seja mais diversificada, composta de veículos que atendam as necessidades da empresa, como mais torque, capacidade de carga e de tração.
Foto: Takk D. Martin
Por muito tempo, os caminhões da Kenworth foram a maioria, mas com o tempo outras marcas passaram a integrar a frota, como Volvo e Scania, e também a japonesa Isuzu, com o modelo Giga. Todos precisam ser com tração 6X4 e cavalaria acima dos 500 cv. Assim, a frota da UBE é composta por veículos das mais diversas marcas de caminhões existentes. Os caminhões operam até a marca de 1,5 milhão de quilômetros, quando então são vendidos. Isso leva cerca de oito anos, pois cada caminhão percorre cerca de 180 mil quilômetros por ano.
Foto: Takk D. Martin
Em determinado ponto da estrada, há um cruzamento com a via pública. Nesse local, existem barreiras que fecham o tráfego quando os comboios se aproximam. Após a passagem dos caminhões, as cancelas da via pública são abertas e as da estrada privada fecham. Essa foi a solução encontrada para evitar a entrada não autorizada de “civis”, evitando que alguém entenda como sendo uma esquina normal e entre sem querer na estrada particular.
Foto: Enuarl

Sobre a UBE Corporation

A UBE Corporation, anteriormente chamada de UBE Industries, é uma empresa japonesa criada em 1897 quando Sukesaku Watanabe fundou uma mina de carvão chamada Okinoyama. A empresa leva o nome da cidade onde foi criada, Ube, na província de Yamaguchi. Ela atua nos ramos de químicos, plásticos, cimento, produtos farmacêuticos, máquinas e produtos metálicos, energia e meio ambiente. Além disso, possui atual mundial com unidades como fábricas e filiais de venda em vários países como Estados Unidos, Espanha, México, China, Hong Kong, Alemanha, Brasil, entre outros. Empresa quase 10 mil funcionários e fatura mais de seis bilhões de dólares anualmente.

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Referência: 061 
Data da publicação: 02/10/2023 
Texto original: 40ton 
Idioma original: Polonês Tradução 
PT-BR: André Felipe Mudrei 
Publicação original: 40ton 
Adaptação textual: André Felipe Mudrei

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