Festa de São Cristóvão em Irati é a mais antiga do Brasil

 


A Procissão de São Cristóvão é um evento até comum em várias cidades espalhadas pelo país. Seja como forma de agradecimento ou pedido ao santo padroeiro dos motoristas, nela os veículos vão em cortejo pelas ruas e recebem uma bênção. Em Irati, cidade do centro-sul do Paraná, acontece desde 1948 a Festa de São Cristóvão considerada a mais antiga do Brasil.

Caminhões na procissão de 2012

A 75ª edição da Festa aconteceu no último mês de julho, e a procissão no domingo dia 30/07. Nesse ano de 2023, foram quase 3800 veículos que percorreram um trajeto de aproximadamente 7,5 km em quase cinco horas de procissão! De acordo com o Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito de Irati (Iratran), passaram pela procissão cerca de 1505 caminhões, 1750 carros, 485 motos e 27 bicicletas, além de 29 carros antigos, que ficaram expostos durante o domingo em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, onde tradicionalmente ocorre um almoço festivo, com sorteio de brindes e shows.

Caminhão enfeitado na ocasião da 64ª Festa de São Cristóvão. Muitos motoristas e empresas decoravam os veículos demonstrando sua fé. Tradicionalmente, os veículos mais enfeitados eram premiados no domingo da festa.

Esta é considerada a festa mais antiga do país envolvendo motoristas, registrada pelo Rank Brasil em 2003. Foi idealizada pelo frei capuchinho Nereu do Valle e iniciou em julho de 1948. Já são 75 anos ininterruptos de comemoração até 2023, considerada pela Pastoral Rodoviária do Brasil, e pelos próprios caminhoneiros, a maior festa popular e tradicional que envolve os motoristas do estado do Paraná e do Brasil.

Propaganda da Festa de São Cristóvão de 1950

O frei contou que em 1948 apareceu em frente à Igreja Matriz uma Kombi vinda de São Paulo, com dois alto-falantes anunciando uma propaganda. Ele cercou o veículo e pediu para que o motorista anunciasse em Irati e nos municípios vizinhos a festa de São Cristóvão. E deu resultado, a festa atraiu toda a comunidade iratiense e visitantes de outras cidades. Naquele domingo de julho de 1948 muitos veículos apareceram para serem benzidos. Foi a partir deste dia que começou a benção dos veículos, realizada até hoje. A procissão inicia na Matriz Nossa Senhora da Luz após a missa, e segue um roteiro pelas ruas da cidade com a imagem de São Cristóvão sobre o caminhão dos Bombeiros.

Registro histórico da 3ª Festão de São Cristóvão de Irati

* Com informações da Radio Najuá e Rank Brasil.

Referência: 024 
Data da publicação: 03/08/2023 
Texto original: André Felipe Mudrei 
Idioma original: Português 
Tradução PT-BR: 
 Publicação original: DSC Truck Magazine 
Adaptação textual:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Torne-se capitão! A revolução do GMC Astro 95

Ford F-550, um caminhão com cara de picape capaz de carregar 5 ton