Conheça os caminhões russos removedores de neve com motores a jato

 

Os países do hemisfério norte são acometidos por nevascas e temperaturas muito baixas no período de inverno, uma condição comum para eles. É o que acontece com a Rússia, sendo o maior país do mundo, engloba muitas regiões de frio intenso não só no inverno, mas permanentemente. E como ficam as estradas, rodovias, aeroportos e ferrovias nesses lugares? Todos os modais precisam lutar constantemente contra a neve nas vias e veículos congelados. Para minimizar esses efeitos, equipamentos especializados foram criados.
Os russos, em particular, são capazes de criar as soluções mais inusitadas para resolver seus problemas. Esse artigo demonstra uma delas: caminhões com motores a jato de caças militares acoplados na dianteira para remoção de neve. A fonte destas ideias pode ser encontrada no desenvolvimento das ferrovias. Já na década de 1930, o trem Schienenzeppelin foi projetado na Alemanha, movido por um motor de avião a pistão. Então, em 1966, a locomotiva M-497 Black Beetle foi construída nos EUA, usando dois motores a jato General Electric J47-19 do bombardeiro Convair B-36 Peacemaker. Os russos também criaram um protótipo de trem a jato.
Os trens a jato não vingaram, mas os motores ainda eram usados nas ferrovias russas, porém, para limpar a neve dos trilhos. Eles eram instalados em trens especiais construídos com cabines de caminhões tradicionais. Um exemplo foi o ônibus Ikarus 60, reconstruído e adaptado para circular em trilhos.
Ikarus 60 convertido em soprador de neve
Apesar de parecer maluco, essa ideia para remoção de neve era simples e eficiente. Tanto que ela perdurou e foi evoluindo com o passar dos anos, chegando aos aeroportos e os trens foram substituídos por caminhões. Um dos primeiros registros de caminhões limpa-neves é de 1958.
Um dos primeiros caminhões limpa-neves (1958)
Obviamente foram usados tradicionais caminhões off-road do mercado russo, como KrAZ, Ural ou Zil. O motor a jato é controlado pelo motorista, que controla a saída e temperatura dos gases (que podem chegar a 600 graus). O caminhão muitas vezes possui isolamento acústico especial na cabine que protege o operador contra o ruído extremo. A posição do motor variava conforme a construção do veículo: em alguns deles, a saída do motor a jato é montado na parte traseira ou nas laterais, em outros na dianteira. Esse tipo de caminhão, além de limpar a neve das pistas, também é utilizado para descongelar fuselagens de aeronaves. Nesse caso, a configuração é um pouco diferente, pois o motor a jato é colocado em uma plataforma elevada montada na carroceria do caminhão.
A ideia de usar um caminhão com motor a jato está ultrapassada, pois além do enorme consumo de combustível e ruído, há o risco de danificar a pista ou a fuselagem da aeronave. A evolução tecnológica também contribui par ao desuso, já que existem hoje produtos químicos próprio para essas tarefas, além de mais eficientes e baratos. Hoje poucos são encontrados em operação, havendo alguns exemplares trabalhando no extremo norte da Rússia.

Referência: 066 
Data da publicação: 09/10/2023 
Texto original: Krystian Pyszczek 
Idioma original: Polonês 
Tradução PT-BR: André Felipe Mudrei 
Publicação original: 40ton 
Adaptação textual: André Felipe Mudrei

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