Conheça o Kenworth CBE, um caminhão apenas para o motorista

 

Na década de 1950 a Kenworth lançou um modelo com variação na cabine, permitindo que somente o motorista andasse no veículo. Chamado de CBE (cab beside engine, cabine ao lado do motor), esse design foi bem aceito por algumas transportadoras da época, já que possuía algumas vantagens se comparado aos tradicionais COE (cab over engine, o popular cara chata): ele proporcionava melhor visibilidade ao condutor, redução de peso e consequente aumento da capacidade de carga, além de melhorar o acesso ao motor para manutenções. Ficou conhecido com caminhão meia cabine ou cabine telefônica.

Uma das empresas que abraçou a ideia foi a Yellow Transit Freight Lines, que encomendou 350 unidades para sua frota, e como esses caminhões tinham uma aparência diferente, eles se tornaram um ícone da empresa. No entanto, o CBE nunca deu certo no transporte rodoviário de longa distância, pois o espaço deixado para o motorista era apertado e claustrofóbico. Contudo, o projeto encontrou um mercado específico, que é o de uso em terminais, como veículos para rebocar e manobrar carretas. Hoje em dia, esse tipo de configuração é comum em portos, por exemplo.
Denominado oficial de Kenworth TCF 521 CBE, ele tinha um motor Cummins turbodiesel de 175 hp com transmissão de quatro velocidades. Atualmente é um modelo raro de ser encontrado, principalmente em boas condições. Ano passado um exemplar restaurado que pertencia ao The Hays Museum Antique Truck Collection, com pintura da Yellow e prefixo 2001, foi vendido por 35 mil dólares.












Referência: 064 
Data da publicação: 05/10/2023 
Texto original: André Felipe Mudrei 
Idioma original: Português 
Tradução PT-BR: 
 Publicação original: DSC Truck Magazine 
Adaptação textual:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Australiano transforma caminhão cabine simples em um modelo futurista

“Bacalhau”, um veículo futurista único criado na década de 1950

Conheça o gigantesco caminhão madeireiro Mark V da Butler Brothers