Caminhões de bombeiros American LaFrance de 1959 são preservados em Minas Gerais
Dois exemplares do belo caminhão de bombeiros American LaFrance 900 Pumper de 1959 são conservados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Fabricados nos Estados Unidos, desde novos eles pertencem à corporação e atualmente estão mantidos para serem utilizados em desfiles e eventos. Eles estão na frota de Belo Horizonte.
Os American LaFrance estão entre os mais clássicos dos caminhões de bombeiros e muitos são estão sendo preservados em várias cidades dos Estados e Canadá. Há inclusive um museu na Carolina do Sul, EUA, chamado North Charleston Fire Museum and Educational Center, onde se encontra um vasto acervo de equipamentos e veículos de combate da American LaFrance. A título de curiosidade, o “Ruivo”, personagem do filme Carros, foi inspirado em um LaFrance.
![]() |
Ruivo do filme Carros (Foto: Pixar) |
A Série 900 foi lançada em 1958 e fabricada até 1974, com várias configurações. Entre as opções de cabine tinha a fechada, aberta (como são os de Minas Gerais) e dupla. Os primeiros eram equipados somente com um motor seis cilindros a gasolina de 262 hp, mas posteriormente também foi disponibilizado motor a diesel. O tanque tem capacidade para 1.150 litros de água e a bomba d’água é acionada pelo motor do próprio caminhão.
![]() |
American La France e atual viatura de combate à incêndios (Foto: CBMMG) |
Um pouco da história A American LaFrance iniciou suas atividades em 1873, no estado de New York. Desde o início foi uma empresa dedicada à fabricação de equipamentos de combate a incêndios, sendo o primeiro veículo da marca um tipo de reboque puxado por cavalos. Em 1907 saiu da fábrica o primeiro veículo motorizado, ainda a vapor. Na década de 1980 passou por instabilidades, mudando de fábrica, até 1994 quando foi adquirida pelo grupo Daimler. Em 2014 encerrou definitivamente.
* Com informações e fotos do portal Maxicar.
Referência: 046
Data da publicação: 06/09/2023
Texto original: Portal Maxicar
Idioma original: Português
Tradução PT-BR:
Publicação original: Portal Maxicar (12/10/2022)
Adaptação textual: André Felipe Mudrei
Comentários
Postar um comentário