Os caminhões com 15 janelas para eliminar pontos cegos
Hoje em dia as fabricantes e transportadoras são obrigadas a cumprir regulamentos cada vez mais rigorosos em relação ao envidraçamento de cabines. Na Grã-Bretanha, por exemplo, os caminhões equipados com janelas adicionais instaladas na porta do passageiro, que melhoram significativamente a visibilidade para pedestres e ciclistas, estão se tornando cada vez mais populares. Conheça um pouco de como isso começou. Nossa história começa na segunda metade da década de 1940, quando a transportadora francesa Becquet Transport, que atua no transporte de materiais líquidos, encomendou nove caminhões-tanque baseados em caminhões Bernard CA6 para sua frota.
![]() |
| Bernard CA6 |
Este modelo tinha um design típico para a época: uma cabine do motorista relativamente pequena com muito pouco vidro. Esta última característica dificultava bastante a observação do entorno e gerava muitos pontos cegos, principalmente porque o caminhão tinha o capô muito comprido. Trabalhar em tais equipamentos certamente não era a coisa mais fácil de fazer, e é por isso que Becquet decidiu modificar ligeiramente seus veículos.
![]() |
| Mesmo modelo com nova cabine |
Desta forma, os caminhões da Bernards ficaram sob os cuidados da Carrosserie Desoil, uma empresa francesa especializada em carrocerias sob medida. Lá, as cabines originais dos caminhões foram desmontadas e substituídas por construções bastante inusitadas, excepcionalmente modernas na época, e ainda hoje simplesmente surpreendentes.
As novas cabines impressionaram pelo seu formato, quase idêntico ao da carroceria tanque. Isso significava que as cabines se assemelhavam a enormes rolos, que também eram equipados com uma grande quantidade de vidros. Além das duas janelas principais pelas quais o motorista olhava diretamente para a frente, também foram usadas janelas menores, acima dos para-lamas dianteiros. Essa solução melhorou muito eliminando parcialmente os "pontos cegos" criados pelo longo capô. De lado, o motorista não tinha uma ou duas janelas, mas até por seis janelas laterais do lado esquerdo e cinco do lado direito. Neste uma janela foi integrada com a porta recuada. No total eram 15 janelas na cabine.
De acordo com as fontes disponíveis essa ideia não era nova. Acredita-se que a principal inspiração foi nos bombardeiros usados na Segunda Guerra Mundial. Essa teoria parece fazer sentido, pois os aviões bombardeiros da época tinham narizes parcial ou totalmente envidraçados. No caso da aviação, essa solução resultou da presença de um tripulante denominado bombardeiro, responsável pelo lançamento preciso das bombas e também servia como artilheiro de nariz.
![]() |
| Bombardeiro da Segunda Guerra Mundial |
Texto original: Krystian Pyszczek (40ton.net)
Tradução e adaptação: André Felipe Mudrei (001)







Comentários
Postar um comentário