Os caminhões “parciais” do início do século XX

 


Diferente de hoje em dia, em que um caminhão novo é adquirido completo, ficando a cargo do cliente apenas escolher qual implemento será colocado na carroceria, no início da indústria automotiva as fabricantes de veículos entregavam um conjunto de chassi e motor. E esse era o normal para o mercado de caminhões nas primeiras décadas do século passado.
Ford Modelo TT chassi longo de 1921

Nesse período, as grandes montadoras americanas como Ford e Chevrolet começaram a oferecer os primeiros utilitários, que incluíam caminhões e pick-ups. Na compra desses veículos, o que o cliente levava simplesmente um chassi com motor e capô. Na maioria das vezes, nem o para-brisa estava incluso no pacote. Dali para trás era por conta do comprador, que adaptava a cabine com desenho e material a seu gosto, sendo que havia empresas especializadas para isso.
Dois anúncios dos anos de 1920. A Ford oferecia o T em duas versões: completo por US$ 490 ou apenas o chassi por US$ 370. A Chevrolet oferecia apenas o chassi por US$ 550

Assim, vários caminhões nasceram com as mais variadas carrocerias e aplicações. Surgiram ônibus, furgões, carros de polícia, bombeiros, funerários, motorhomes, entre outros. Era possível adquirir também somente o conjunto de chassi e motor, como a Ford ofereceu a partir do Modelo T. O caminhão Ford completo, com cabine (batizado de TT) só passou a ser vendido a partir de 1924.


Acima, outros anúncios de caminhões nesse estilo. A propaganda da Chevrolet é de 1938 e da Dodge de 1951. Esse tipo de comercialização explica o porquê é tão difícil ver caminhões dessa época iguais, com o mesmo estilo e carroceria. Tudo a partir do para-brisa era criatividade e necessidade do proprietário. 









* Com informações do portal Maxicar e fotos de divulgação.

Referência: 052
Data da publicação: 15/09/2023
Texto original: Portal Maxicar
Idioma original: Português
Tradução PT-BR:
Publicação original: Maxicar (03/06/2019)
Adaptação textual: André Felipe Mudrei

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