Conheça o Pavesi P4, uma invenção italiana de trator e caminhão articulado
O Pavesi P4 foi um veículo projetado pelo engenheiro Ugo Pavesi em 1918. Considerado um trator para todo terreno, pois foi um dos primeiros do mundo a ter tração nas quatro rodas, trouxe também a inovação de ter as rodas do mesmo tamanho e o principal: uma articulação central, fazendo o P4 se desenvolver muito bem em terrenos acidentados, além de ter um raio de conversão bastante reduzido.
Apesar da ideia inicial ter sido um veículo para uso agrícola, em 1920 a Pavesi lançou também a versão caminhão do P4. Uma opção como automóvel civil também existiu. Nesses veículos, o rodado era com borracha maciça, ao contrário da tradicional roda inteira de ferro utilizada nos tratores. Como caminhão, ele tinha capacidade de carga de 2.500 kg. Na foto abaixo, é possível ver o P4 em sua variante de caminhão, com uma carroceria de madeira e demonstrando o poder da articulação na horizontal.
Mas o sucesso da invenção de Ugo foi existir somente em 1923 quando o Ministério da Guerra do então Reino da Itália, escolheu uma variação do P4 para compor a frota militar do Exército Real. A Pavesi venceu a Fiat e a Ansaldo em uma concorrência para oferecer um veículo rebocador das peças de artilharia. O motor era um quatro cilindros em linha, que gerava 57 cv. Os modelos militares fizeram bastante sucesso e, assim como o trator, foram vendidos para diversos países europeus. A produção do P4 perdurou até 1942.
Data da publicação: 25/09/2023
Texto original: André Felipe Mudrei
Idioma original: Português
Tradução PT-BR:
Publicação original: DSC Truck Spotting
Adaptação textual:
Comentários
Postar um comentário