Caminhão transporta baleia congelada por 25 anos nos EUA

 

Em 1967 um baleia de 20 toneladas foi capturada na costa da Califórnia com o objetivo de ver vendida para uma fábrica de ração para cachorro, mas ao invés disso, o empresário e caminhoneiro Tyrone Malone (que já apareceu por aqui em um artigo sobre seu Kenworth W900 com motor V12 e 1200 hp) comprou a carcaça da baleia, congelou ela utilizando nitrogênio líquido e passou cerca de 25 anos transportando-a pelos Estados Unidos e Canadá em um caminhão refrigerado, como uma atração secundária de suas apresentações automobilísticas.
A baleia se chamava “Little Irvy” e sua exposição era anunciada com uma placa que dizia: "Esta exposição é dedicada à preservação das baleias". Um tanto irônico, na verdade. E por mais estranho que seja, não foi algo ilegal, pois ele tinha uma permissão do governo americano.
A Little Irvy era transportada por um Kenworth W900 de 1967, motor seis cilindros diesel com 335 hp, acoplado em uma carreta refrigerada por um sistema Thermo King. Por longos anos o conjunto esteve presente em eventos e feiras que Tyrone participava com seus caminhões de competição. A Little Irvy foi exposta até meados dos anos 1990.
Após a morte de Malone em 1997, a baleia foi retirada do caminhão e enterrada em Tulare, Califórnia. O caminhão foi vendido e o atual proprietário tem planos para restaurar, tanto o Kenworth quanto a carreta.

Referência: 060 
Data da publicação: 28/09/2023 
Texto original: André Felipe Mudrei 
Idioma original: Português 
Tradução PT-BR: 
 Publicação original: DSC Truck Magazine 
Adaptação textual:
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Australiano transforma caminhão cabine simples em um modelo futurista

“Bacalhau”, um veículo futurista único criado na década de 1950

Conheça o gigantesco caminhão madeireiro Mark V da Butler Brothers